Calculadora do S&P 500
Como calcular futuros retornos do S&P 500?
- Usar retornos passados para prever retornos futuros (o principal método utilizado nesta calculadora);
- Usar as Premissas de Longo Prazo (em inglês, “Capital Market Assumptions”) para estimar os retornos anuais esperados.
A primeira abordagem implica que os fatores macroeconómicos do passado vão continuar a aplicar-se no futuro, o que pode ou não ser verdade. Por isso, é preciso ter cuidado ao usar retornos históricos para estimar retornos futuros.
A segunda abordagem baseia-se numa metodologia que considera o crescimento dos lucros, o rendimento de dividendos e a avaliação dos agivos. A BlackRock Investment Institute produz um conjunto de Premissas de Longo Prazo relativas a várias classes de ativos. Os retornos esperados do S&P 500 em USD são:
Não existe uma forma “certa” ou “errada” de estimar os retornos esperados do S&P 500. Se não concordares com estas abordagens, podes mudar para o teu próprio retorno esperado na calculadora!
FAQs
Exemplo: Se esperares um retorno anual de 7% e uma inflação de 2%, basta colocares 5% na calculadora, e obténs o retorno real.
Considera que seja uma ferramenta educativa útil para tal, mas não deve substituir aconselhamento financeiro personalizado. Para planeamento, considera usar software financeiro mais robusto ou consultar um profissional registado na CMVM.
Considera que seja uma ferramenta educativa útil para tal, mas não deve substituir aconselhamento financeiro personalizado. Para planeamento, considera usar software financeiro mais robusto ou consultar um profissional registado na CMVM.
Na prática, a BlackRock utiliza as “ações dos EUA” para calcular o retorno esperado do mercado acionista norte-americano, usando o índice MSCI USA. No entanto, existe uma sobreposição significativa entre este índice e o S&P 500.
Para ilustrar este ponto, podemos comparar o desempenho de dois ETFs que replicam cada um desses índices: o iShares MSCI USA UCITS ETF (Acc) e o iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc).

Sim, as PLP da BlackRock também utilizam estimativas para outras moedas como o euro (EUR) e a libra esterlina (GBP).
Deves ter em consideração que as expectativas de retorno em euros para todas as classes de ativos são apresentadas com cobertura cambial (hedged), exceto para os mercados acionistas regionais, obrigações do governo chinês, dívida de mercados emergentes em moeda local e mercados privados que não incluam hedge funds.
As expectativas de retorno em libras esterlinas para todas as classes de ativos são apresentadas com cobertura cambial (hedged), exceto para os mercados acionistas regionais, obrigações do governo chinês, dívida de mercados emergentes em moeda local e mercados privados que não incluam hedge funds.